quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projeto:ANIMAIS DO PANTANAL


E.E Dr. Diogo de Faria
Professor Responsável:
Vera Cristina Machado Toledo
Equipe gestora:
Laércio Ventura Alves
Edson Alves Viana
Aline Guirao
Professores Coordenadores:
Richard Guimarães Brito
Claudia Alemão Zanone
Eliana Ferreira da Silva Palhares
Justificativa:
       O projeto vem ao encontro da necessidade de se buscar novas alternativas capazes de enriquecer o ensino aprendizagem. É um trabalho interdisciplinar, em que o aluno participa ativamente de construção do seu conhecimento.
Trabalhar com projetos tira tanto o professor quanto o aluno da monotonia e da rotina, inovando a maneira de trabalhar com o ensino aprendizagem.

Objetivo:
       Conhecer a diversidade natural e cultural do nosso país e ressaltar a importância da preservação de nossos recursos.
       Estimular o registro e produção de textos escritos coletivamente pela turma.
       O Projeto Pantanal tem como objetivo desenvolver hábitos de curiosidade e interesse pelo mundo social e natural e expressar-se criticamente frente às questões que se referem a preservação das espécies, percebendo-se cada vez mais como integrante, sendo agente transformador do meio ambiente, contribuindo para sua conservação, estabelecendo algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e o de outros grupos, em especial o do homem pantaneiro, que é da região do Mato Grosso.


Sobre o projeto:
       Com esse projeto, a alfabetização ocorre de uma maneira interessante e curiosa.
       Segundo Piaget, para que a criança aprenda, é preciso modificar, descobrir e inventar, e o animal propiciam essa interação.
       As atividades dentro do Projeto são lúcidas e é através delas que surgem os conteúdos; os textos trabalhados apresentam informações dos animais, que envolvem todas as áreas de conhecimento.

Agrupamentos:
Duplas produtivas:
·         Alfabético com alfabético
·         Alfabético com silábico alfabético
·         Silábico alfabético com silábico com valor

Alunos atendidos: 1º anos
Duração: 2 meses
Etapas Previstas:
1.       Apresentação do tema: Roda de Conversas sobre o Projeto.
2.       Conversa com os pais e entrega da autorização para exposição de imagens no blog.
3.       Conhecer a região Amazônica e Pantaneira.
4.       Localizar no mapa a região do Pantanal e onde moramos (São Paulo).
5.       Conhecer os animais (fotos).
6.       Localizar o nome dos animais do projeto em uma lista.
7.       Produção de fichas técnicas dos animais do Pantanal.
8.       Pesquisa na internet das espécies em extinção.
9.       Produção de gráfico das espécies em extinção.
10.   Confecção de um brinquedo (peteca ou adugo).
11.   Confecção de um brinquedo (peteca ou adugo).
12.   Construção de um vaso de argila (estilo vaso marajoara).
13.   Confecção de um mural com curiosidades do Pantanal.
Atividades Previstas:
·         Leitura compartilhada
·         Pesquisa na Internet
·         Gráfico
·         Tabela
·         Oficina de Artesanato
·         Escrita de fichas técnicas
·         Cruzadinhas
·         Caça-palavras
·         Dobraduras
·         Leitura de noticias
·         Você sabia?
·         Curiosidade
·         Texto de divulgação cientifica
·         Coleta de dados
Avaliação
       A avaliação será mediadora e processual, a culminância do projeto se dará com a confecção de um caderno de textos produzidos pela turma.
       No processo de avaliação Dar-se-a durante o processo de aprendizagem, onde acompanhamos o desenvolvimento do aluno, e ao detectarmos dificuldades oferecemos subsídios para que ele possa avançar, superando as dificuldades.
      Durante o desenvolvimento do Projeto, iremos utilizar vários instrumentos como: folhas para registros, produção da criança, desenhos, trabalho em equipe em duplas produtivas.
     
Carta para os pais
      Nos meses de outubro e novembro iremos trabalhar com o Projeto Animais do Pantanal, pois permite alfabetizar e conscientizar o aluno a ter atitudes de respeito, carinho, amor pelos animais, com isso, enriquece o vocabulário, pois o Pantanal é um prato cheio em termos de vida e conhecimento, em constante movimento de formas, cores e sons.
      O foco será leitura e escrita, e para finalizar montaremos um mural para que os pais e os alunos possam ver.


Trabalharemos com:

·         Fichas técnicas
·         Textos jornalísticos
·         Textos de divulgação cientifica
·         Dobradura
·         Curiosidades
·         Legendas
·         Gráfico e tabela

Para isso, precisamos que vocês orientem na pesquisa em sites confiáveis.

                       Obrigada
                                             Professora Vera



Escrita de lista

Animais do Pantanal

Função textual: Muitas vezes, na sala de aula e na vida cotidiana, é necessário fazer listas para recordar, para arquivar, para classificar. Neste caso, iremos listar os animais do Pantanal.

Desenvolvimento da atividade:
      Identificação da necessidade e função da lista
      Escrita Individual.

Conteúdo Específico
       Critérios de conteúdo e características da lista.
       Domínio do sistema alfabético.
       Intervenção adequada à necessidade de compreensão do escritor.

Leitura de descrições sobre determinados objetos para reconhecê-los e nomeá-los.

Função textual: Os objetos que se definem devem fazer parte de um mesmo campo semântico, que, por sua vez, faz parte do tema que se está estudando.


Desenvolvimento da atividade:
·         Ler as características e associá-lo a figura (foto) do animal.
·         Leitura feita pelos alunos
·         Discussão das respostas e analise de possíveis erros.

Conteúdo Específico:
·         Procedimento de leitura
·         Característica textual
·         Domínio do vocabulário

Material: Texto com as descrições e fotos dos animais.



Escrita de descrição

Função textual:
Em relação ao trabalho escolar sobre o tema estudado.

Desenvolvimento da atividade:
Ativação dos conhecimentos dos alunos em relação ao tema da descrição que lhes é proposta.

Elaboração do pré-texto:
Roteiro detalhado que oriente a estrutura da descrição.
Escrita, correção, edição.


Conteúdo específico:
Animal do Pantanal
Característica das descrições em textos expositivos
Procedimentos de escrita, de correção e edição.

Elaboração de ficha técnica

Função textual: Ao estudar os animais, faremos fichas técnicas para preparar uma exposição de materiais coletados.

Desenvolvimento da atividade:
definir com clareza as informações coletadas
Debate e criação do roteiro que será coletado
Edição e reprodução das fichas combinadas
Escrita de rascunhos, revisão e correção

Conteúdo específico:
Característica textual da ficha técnica
Procedimentos de escrita, correção, edição

Texto expositivo/leitura
Identificação das idéias principais

Função textual:
Em relação ao tema, localizaremos informações e respostas a perguntas previamente formuladas.



Desenvolvimento da atividade:

A partir do roteiro de trabalho e da ativação de conhecimentos prévios, serão identificadas as questões concretas às quais se busca resposta no texto.
É feita uma primeira leitura do texto, na qual se focaliza a atenção nas questões previamente formuladas. Estas serão as idéias principais para nós.
Uma segunda leitura pode dar a chance de se formular novas perguntas que ajudem a estabelecer outras idéias importantes do texto.

Conteúdo específico:
Procedimento de leitura em textos expositivos: identificação das idéias principais.

Material:
Texto selecionado para a atividade

Leitura de descrições sobre determinados objetos para reconhecê-los e nomeá-los

Função textual:
Os objetos que se definem devem fazer parte de um mesmo campo semântico, que, por sua vez, faz parte do tema que se está estudando.

Desenvolvimento da atividade

·        Ler as características e associá-lo a figura do animal
·        Leitura feita pelos alunos
·        Discussão das respostas e analise de possíveis erros

Conteúdo específico:
Procedimento de leitura
Característica textual
Domínio do vocabulário

Material:
Texto com as descrições e fotos dos animais

Escreva um texto informativo sobre o _______________.

Siga as orientações:

1)      Reflita sobre qual característica do animal você que enfatizar.
2)      Organize as idéias que você vai desenvolver em uma ordem lógica.
3)      Decida o que vai escrever em cada parágrafo.
4)      Dê um titulo ao seu texto.
5)      Releia o texto, procurando verificar se as informações são claras e objetivas.
6)      Entregue o texto a professora para que ela indique o que precisa ser melhorado.
7)      Corrija seu texto e passe-o a limpo na folha que a professora entregar.

Querido aluno

       Como você deve ter percebido, para escrever um texto informativo é preciso, antes de mais nada, ter informação.
       Mas atenção:  as informações precisam ser importantes e corretas, caso contrario, o texto tende a ser fraco, desinteressante e sem credibilidade. Agora pesquise em livros, em sites confiáveis.
Um beijo
Sua professora


Leitura de uma noticia

Função textual:
Procurar informação para usá-la posteriormente em tarefas de reescritas.
Leitura para selecionar noticias em função de diferentes critérios.


Desenvolvimento da atividade:

Preparação da leitura:
Conhecimentos prévios sobre a notícia.
Leitura e comentário da manchete, antecipação do texto a partir da manchete.
Leitura prévia da noticia por parte do professor, para captar o argumento.
Leituras sucessivas para identificar todos os elementos da noticia (onde, quando, porque etc.)
Reconstrução Oral.

Conteúdo específico:
Procedimentos de leitura de noticias.
Curiosidade e interesse pelo meio e pela atualidade

Material:
Notícia selecionada para ler em comum.

Elaboração de um Roteiro de Trabalho


Função textual:
A elaboração de roteiros de trabalho é fundamental para organizar as idéias dos alunos, orientar sua busca de informação e dar sentido global a cada uma das partes integrantes de um estudo, projeto, leitura de texto etc.

Desenvolvimento da atividade

Ativação e compartilhamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.

Estímulos para a formulação de perguntas de todo tipo que serão anotadas no quadro, a fim de serem lembradas. Se for necessário o professor as completará.

Classificação e agrupamento das questões por blocos temáticos, a partir das propostas dos alunos.
Escrita do roteiro no caderno

Conteúdo específico:
Organização de conhecimentos prévios.
Formulação de hipóteses e questões.
Classificação dos temas em categorias hierarquizadas.
Procedimento de escrita.



12 comentários:

  1. Muito boa sua iniciativa em utilizar recursos tecnólgicos a serviço da educação. Parabéns!
    Richard Brito - Coordenador Pedagógico

    ResponderExcluir
  2. AMEI O PROJETO,DESEJO QUE CADA VEZ MAIS EXISTAM PESSOAS COMO VCS,DESENVOLVENDO PROJETOS COMO ESTE PARA QUE NOSSAS CRIANÇAS SEJAM CADA VEZ MAIS ILUMINADAS E ANTENADAS NO FUTURO.
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  3. VERA, PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO REALIZADO COM AS CRIANÇAS.VOCÊ NASCEU PARA SER ALFABETIZADORA E O FAZ COM PAIXÃO.
    CONTINUE O SEU MARAVILHOSO TRABALHO!!! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E PROTEGENDO.
    VOCÊ É UMA PESSOA ILUMINADA!!! TE AMO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS, NESSE CASO, O BOM É SER...COMPETENTE, RESPONSÁVEL E TER INICIATIVA EM QUERER FAZER SEMPRE O MELHOR. DEUS CONTINUE ABENÇOANDO E ILUMINANDO SEU CAMINHO. AMEI!!!!

    ResponderExcluir
  5. VERA,VOCÊ É UMA PROFESSORA MUITO DEDICADA E AMA O QUE FAZ, SEUS ALUNOS NUNCA TE ESQUECERAM, POIS SEMPRE LEMBRAMOS DE UMA ESTRELA QUE BRILHA EM NOSSA VIDA, E VOCÊ É UMA PROFESSORA ESTRELA E NÃO COMETA QUE PASSA RAPIDAMENTE E DEIXA APENAS POEIRA, A ESTRELA É DURADOURA E LINDA.
    VOCÊ PLANTOU UMA SEMENTINHA QUE DARÁ BONS FRUTOS NO FUTURO.
    PARABÉNS!
    ABRAÇOS ESTRELADOS.

    ANGELITA - PCOP DE CIÊNCIAS (E AMIGA)

    ResponderExcluir
  6. Só tem uma palavra que pode expressar esse trabalho e outros que tenho acompanhado no decorrer desses dez anos que lhe conheço: maravilhoso.
    Te amo de montão.
    Obrigado por ser minha amiga,
    Mauricio

    ResponderExcluir
  7. Querida Vera.
    Você é especial na Escola,tem um "Olhar diferente"como professora"alfabetizadora".
    Esse trabalho apenas confirma como vc é dedicada, compromissada e Maravilhosa.
    Enorme Bjj!!!!!!!
    Marcia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu trabalho, você ama sua profissão e seus baixinhos, por isso merece tudo de bom que a vida pode oferecer, beijos.
    Kátia.

    ResponderExcluir